domingo, 9 de dezembro de 2007

Maravilha de Portugal


Passatempo – Transmissão do Património Histórico-Cultural...

Dado que não surgiu nenhum leitor que tivesse acertado no passatempo supramencionado que pedia para identificar o monumento (da figura) e o respectivo local (de Portugal) onde o mesmo se encontra, aqui fica a resposta:

- Trata-se da UNIVERSIDADE DE COIMBRA, localizada como o seu próprio nome indica em Coimbra.

Aqui ficam também alguns apontamentos sobre este verdadeiro ícone da cultura portuguesa que estravasa froteiras para além da taprobana.
A Universidade de Coimbra (actualidade)
A Universidade de Coimbra é uma referência incontornável no panorama do ensino superior e da investigação em Portugal, pela qualidade reconhecida do ensino ministrado nas suas oito Faculdades e pelos avanços que tem permitido à investigação pura e aplicada, em várias áreas do conhecimento, em Portugal e no mundo. Prossegue, em diversas frentes, esforços de melhoria constante que lhe permitem continuar a afirmar a qualidade do trabalho de investigação, ensino e intervenção activa no desenvolvimento do tecido empresarial e de actividades de conhecimento intensivo em Portugal, em ligação com organizações multinacionais e internacionais pioneiras no avanço da ciência e do conhecimento (com intervenção em domínios que vão da investigação ao empreededorismo, passando pelo fomento da cultura e pela acção social).

No centro da sua actividade permanece no entanto a docência e a investigação, com uma oferta alargada de ensino de reconhecida qualidade, distribuída pelas suas oito Faculdades: Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física.

No entanto, as áreas de intervenção da Universidade são muito mais vastas, incluindo vários museus (entre eles o mais recente Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, que conta um ano de vida), um observatório astronómico, um Jardim Botânico, várias dezenas de unidades de investigação (incluindo o Instituto de Investigação Interdisciplinar) e de ensino e dezenas de bibliotecas e centros de documentação, para além de estruturas tão diversas e relevantes como o Teatro Académico de Gil Vicente ou o Estádio Universitário.

As valências da Universidade de Coimbra e a sua ligação à comunidade tornaram-na numa referência incontornável na difusão da cultura portuguesa no mundo e na gestação da ciência e da tecnologia com origem em Portugal. Um verdadeiro ícone da cultura de Portugal no mundo.

História da Universidade
A história da Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que a Universidade foi criada no século XIII, em 1290. Mais de 700 anos de vanguarda no conhecimento.

Antes, porém, em 1288, foi elaborada uma Súplica ao Papa Nicolau IV (de que só se conhece o traslado) datada de 17 de Novembro de 1288 e assinada pelos abades dos Mosteiros de Alcobaça, Santa Cruz de Coimbra e S. Vicente de Lisboa e pelos superiores de 24 igrejas e conventos do Reino. Este documento solicitava a fundação de um “Estudo Geral” e aquelas instituições religiosas assumiam a garantia do seu financiamento. Não se sabe se a Súplica chegou à Santa Sé.

Neste mesmo ano de 1290, a 1 de Março, foi assinado por D. Dinis o documento Scientiae theaurus mirabilis, que constitui a própria Universidade e pede ao Papa a confirmação. A bula De statu regui Portugaliae do papa Nicolau IV, datada de 9 de Agosto, reconheceu o Estudo Geral.

(…)

Situados na parte alta de Coimbra, na zona da antiga alcáçova, dominam a cidade. Os Paços da Universidade de Coimbra (que se vê na imagem), que começaram a ser construídos no século XIII, albergam hoje as instalações académicas, a Biblioteca da Universidade e o Museu de Arte Sacra. Trata-se de uma arquitectura civil residencial, educativa e científica, onde predominam os estilos Gótico, Manuelino, Renascentista, Maneirista, Barroco, Pombalino e Neoclássico.

Os links abaixo permitem conhecer os principais marcos históricos da Universidade de Coimbra.

História da Universidade (sécs. XIII a XVI)
Marcos históricos

História da Universidade (sécs. XVII a XIX)
Marcos históricos

História da Universidade (sécs. XX e XXI)
Marcos históricos

Sem comentários: