quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Pensatempos… que vale a pena ler

Título: PENSATEMPOS – Textos de Opinião
Autor: Mia Couto
Editora: Editorial Caminho
Colecção: “Nosso Mundo”
1ª edição: Abril de 2005
Preço: 8,40 €

Pensatempos, é o título da obra infra mencionada nas citações do post anterior do escritor Moçambicano, Mia Couto. E é o primeiro livro do autor publicado em Portugal que não se localiza no território da ficção literária. Esta obra reúne um conjunto de artigos de opinião e intervenções que Mia Couto realizou nos últimos anos, dentro e fora de Moçambique. São textos dispersos e diversos, abrangendo uma área vasta de preocupações. Em todos eles, o autor está presente, não apenas como escritor, mas sobretudo como cidadão envolvido nos problemas do seu tempo.

Nestes Pensatempos transparece ainda a preocupação de provocar o debate, sugerindo alternativas inovadoras e credíveis, questionando modelos de pensamento e interrogando os lugares comuns que tantas vezes retraem e aprisionam o nosso olhar perante os desafios da actualidade…

Mia couto exerceu a profissão de jornalista. É actualmente professor, biólogo e escritor. Está traduzido em diversas línguas (cerca de vinte). Em Portugal, a Editora – Editorial Caminho tem editadas 20 obras do autor e que podem ser vistas [aqui]. Já recebeu inúmeros prémios e distinções, entre eles, foi galardoado, pelo conjunto da sua vastíssima obra, com o Prémio Vergílio Ferreira em 1999.

Sem comentários: