segunda-feira, 5 de novembro de 2007

"A DIMENSÃO E A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DA TURMA COMO FACTORES DE PROFICIÊNCIA ESCOLAR"



Por José L. C. Verdasca
Professor da Universidade de Évora

A escola, na sua dimensão teleológica, é entendida como um sistema de princípios, de valores, de normas educativas social e institucionalmente estabelecidas e, na sua dimensão instrumental, por um conjunto de unidades institucional e organizacionalmente estruturadas para o desenvolvimento de actos educativos, tendo em vista a prossecução e a realização dos seus fins.

A dimensão instrumental da escola, enquanto base delineadora e mobilizadora das formas, recursos e estruturas organizativas, gera, entre outras resultantes, a constituição de agrupamentos administrativos de alunos e professores em unidades organizacionais de diferentes níveis administrativos.

Um destes níveis, é o estabelecimento de ensino, o qual, tem constituído ultimamente objecto preferencial de análise; um outro, é a turma, e que apesar da sua natureza sócioorganizacional e de constituir um dos palcos centrais de toda a acção educativa, tem tido menos destaque em termos organizacionais e estruturais.

Para ler o artigo (texto integral, formato.pdf)

(artigo publicado In Cadernos de ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL – A TURMA COMO UNIDADE DE ANÁLISE, nº 1, Julho 2007)

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