domingo, 28 de outubro de 2007

SEPARAM-VOS QUASE UM SÉCULO


Passatempo - Transmissão do Património Histórico-Cultural... (2ª Etapa)



(Foto afixada na 1ª etapa do passatempo-21 de Outubro)











(Lago na actualidade)



Algumas NOTAS sobre o Passatempo lançado no passado dia 21 de Outubro:

Localidade: EstremozData de elevação a cidade – 31 de Agosto de 1926, durante a II República. Época denominada de Ditadura Nacional ou Ditadura Militar instaurada em Portugal pelo General Gomes da Costa, através do Golpe de 28 de Maio de 1926.

Símbolo: Lago do Gadanha – Ex libris da cidade, foi construído em 1688 por ordem do Senado de Estremoz para abastecer a vila e regar os campos e hortas circundantes.

Totalmente construído em mármore, este imponente lago tem cerca de 40 metros de comprimento e é abastecido por um canal subterrâneo que atravessa todo o Rossio Marquês de Pombal que vem desembocar numa vieira, também em mármore. A estátua, colocada no centro do lago (originária do Convento “dos Congregados”), representa o deus Saturno-Cronos, símbolo da fartura e da abundância. Figura mitológica que controla o tempo e senhor das colheitas. A sua missão, era proteger as culturas a jusante da ribeira que então alimentava este belo lago, também não menosprezava os animais, no seu enorme chafariz.

No século XIX, passa a ser designado de “Gadanha”, simbolizando o efémero e a fugacidade da vida, como se pode ler na inscrição aí existente.

Sem comentários: