domingo, 14 de outubro de 2007

Plano Nacional de Leitura


O Plano Nacional de Leitura tem como grande meta criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de literacia em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar as grandes obras da Literatura.

A concretização do Plano Nacional de Leitura foi concebida em várias etapas, com prioridade aos 1.º e 2.º Ciclos a partir Janeiro de 2007.

Alunos, professores, pais e comunidade local envolvem-se em actividades de leitura e expressões. Para encontar sugestões de actividades e notícias sobre iniciativas do Plano Nacional de Leitura clique em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/

Para consultar informações a nível nacional, sobre as Bibliotecas Escolares, entre no site da Rede de Bibliotecas Escolares.

Sendo esta uma prioridade do actual Governo, da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares, estejamos atentos à implementação destas medidas curriculares nas escolas.

Vejamos que medidas organizativas e pedagógicas as escolas contemplam a este nível nos seus projectos [Projecto Educativo (PE) e Projecto Curricular (PC)] e quais são seguidas para conseguir que todas as crianças aprendam a ler + e melhor.

Esperamos que esta iniciativa possa melhorar a integração da diversidade de identidades sócio-económicas e culturais que contracenam no cenário escolar, permitindo a igualdade de acesso à cultura e ao saber a crianças e jovens provenientes dos meios mais desfavorecidos.

Acreditamos que estas medidas, bem implementadas, podem produzir impacto nas aprendizagens dos alunos.

A curto prazo, aguardamos algum feedback das escolas e dos professores que mais directamente estão implicados neste programa de promoção da leitura.

A médio e longo prazo, esperamos que vão emergindo alguns estudos de avaliação das políticas e acções desenvolvidas no âmbito do Plano Nacional de Leitura, para que possamos também aqui divulgar os resultados.

Sem comentários: