domingo, 14 de outubro de 2007

Grandes vultos da Literatura Portuguesa I

MIGUEL TORGA

Nos dias 17 e 18 de Outubro, o Centro Cultural de Paris promove um colóquio internacional de homenagem ao escritor Miguel Torga, no âmbito do centenário do seu nascimento. A iniciativa, comissariada por Carlos Mendes de Sousa, vai reunir escritores, ensaístas e professores de diversas universidades portuguesas e europeias, sendo complementada por uma exposição biobibliográfica com materiais do itinerário pessoal, cívico e literário de Miguel Torga, de que se destaca a exibição de alguns dos raríssimos manuscritos de poemas do escritor, como “Ânsia”, “Pátria” e “Miniatura”.

Neste colóquio vão ser abordadas as várias facetas da obra de Miguel Torga: a poesia, a autobiografia, a ficção e o teatro. Ao incluir também “O Portugal de Torga” como um dos temas das intervenções, o que pretende ver discutido?

Ler entrevista com Carlos Mendes de Sousa
(Newsletter da Fundação Gulbenkian de Outubro), professor da Universidade do Minho e responsável pelo colóquio, onde o mesmo deixa algumas notas sobre o programa, mas também sobre a obra e a personalidade do escritor.

Sem comentários: