quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Comunicar, Interagir, Educar... pela Imagem

A exposição apresentada no México pelo Museu Franz Mayer e a Comissão Nacional dos Direitos Humanos, é um documento histórico que recolhe os principais acontecimentos do ano e tem como objectivo sensibilizar a sociedade sobre situações de desigualdade ou exclusão social e difundir o trabalho de associações não governamentais, assim como fomentar o interesse público pelo fotoperiodismo.

Cada ano, um jurado internacional independente, formado por 13 membros, escolhe as fotografias vencedoras entre as enviadas por fotoperiodistas, agências de notícias e periódicos de todo o mundo.

O concurso contempla dez categorias: notícias da actualidade, temas da actualidade, personagens da actualidade, fotografias de acção, reportagens desportivas, temas contemporâneos, vida diária, retratos, natureza e arte e entretenimento.

Em 2007, o número de participantes foi de 4 mil 448 fotógrafos de 122 países. Foram recebidas 83 mil 044 fotografias, o que representou um incremento de quase 5 mil imagens em relação ao anterior (2006).

Aqui ficam 2 fotografias vencedoras dos últimos dois anos (2006 e 2007, respectivamente). Poderá ver outras fotografias visitando a exposição on-line do Museu Franz Mayer.

World Press Photo, 07

Spencer Platt EEUU
Getty Images, Fotografia World Press Photo of the Year 2006

Grupo de jovens Libaneses conduz o seu carro por una avenida de Haret Hreik, um bairro bombardeado do sul de Beirut, no Líbano, a 15 de Agosto

*******************************************

World Press Photo, 06


Finbarr O’Reilly
Canada, Reuters, Fotografia World Press Photo of the Year 2005

Mother and child at emergency feeding center, Tahoua, Niger, 1 August

Sem comentários: